9 de outubro de 2009

De livro(s) debaixo do(s) braço(s).


Foto de Paula Santos. Munique, Alemanha. Junho de 2009.


Numa das praças de Munique, que fiz questão de percorrer tranquilamente, deparei-me com este cenário e de imediato associei-o a ti porque... A Senhora Dos Livros és Tu. Sim, Tu.


Andas com eles debaixo dos braços, empurra-los pelo carrinho naquela Biblioteca (algumas vezes até sem forças para tal...), ora no 4.º, no 5.º e até no 6.º pisos. És assim e sabes, melhor do que ninguém, como tratá-los. Até aposto que já pensaste como fazê-los chegar ao 7.º piso, onde sabes que me encontrarás. Acertei? Olha que eu penso nisto, por isso te ligo assim do nada, sem avisar. Umas vezes peço-te uma pizza com coca-cola zero, outras só te respondo: «- Se tu dizes, é porque é!».


A fanática por Dicionários sou eu. Adoro tirá-los de uma caixa qualquer e colocá-los na varanda do quarto apenas para... Apanharem Sol. É verdade.


Os livros, assim como os dicionários têm idade, personalidade e identidade. Calma, calma... Acabei de me lembrar de outro pormenor que... Faz toda a diferença: têm um cheiro característico tão seu, tão único.


Gosto de abrir dicionários e livros apenas para lhes sentir a textura do papel e esse tal cheiro, tão impregnado... Gosto de apreciar o espaçamento entre as linhas, assim como o tamanho das letras e palavras. Afinal, este ritual é importante para uma miope. Mas isto... Isto tu também sabes.


Às vezes chego a pensar que, assim como conheces tantos livros, estantes e recantos daquelas prateleiras, também me conheces as entranhas... Disse-to há pouco, depois de me desejares uma boa noite e afirmares que amanhã me procuravas, só para saber de mim.


De livros debaixo dos braços ou não, com eles abertos para me abraçar ou não, tu sabes que sou assim... Diferente, única. Sou eu, assim e pronto. Palavras tuas, lembras-te? Resumindo: primeiro estranha-se mas depois entranha-se. Também Tu me escolheste para fazer parte da tua Família... A dos Amigos.


E tu sabes tão bem quanto eu que: «- Ser Simples é Complicado...», já dizia a Sô Dona Amália.


Sabe bem ter-te por perto... Com ou sem livros. Com ou sem Sorrisos. Com ou sem Abraços. Criámos pedaços de Nós em... Nós. Sabe bem ter-te por perto. Sem quês, nem porquês, certo? Mas sabe bem ter-te por perto, "mai nada". Assim fica escrito e registado Aqui, nesta Nossa Paragem.


Proponho-te um pequeno desafio. Adivinha se é a ti que me dirijo... Mais uma vez, claro. Se acertares, o prémio será um Doce... Pode ser um Bábá da Pastelaria Scala?!... Vá, podes escolher.






2 comentários:

Anónimo disse...

Entre livros e prateleiras, nos andares em que se espalham, entre gentes e vidraças, é bom saber que no piso mais acima lá estás tu para aquele nosso abraço!
Descobri! Sou eu! És tu! Somos nós...
E acredito também que muita gente não te vê e também não nos entende quando nos encontram num sítio qualquer e nos vêem aos pulinhos, só de estarmos uma com a outra...
Mas é mesmo assim!
Nem os livros falam das nossas coisas... e os entendidos ainda não estudaram bem, estes sentimentos transparentes... que tolos! é tão simples... e teimam em tornar as coisas complicadas....
Enfim, não me desfaço deste jeito de ser e estar, não me desfaço do que somos e nos une... porque já faz parte... porque é assim, + mto +... e é bom!
E agora o meu bolo ;) e o teu charuto, daqueles, dos doces, e depois brindamos á vida!
Como sempre... por aqui, por aí, e em qualquer lugar!
*********
Sweety

Paula Vitória Santos disse...

E pronto...

Sai um "Bábá" para a Biblioteca da Aldeia sff...

Como sempre... Por aí, por aqui ou em qualquer outro lugar...
US = You & I

Abraços e Beijos Daqui do <3