31 de julho de 2009

Serviços Académicos.

Pois é. Foi (apenas) ontem que pude constatar uma realidade pura e dura:

Os serviços académicos, sejam de universidades ou sejam de escolas secundárias, são iguais em toda a parte.

Como não faço a mais pálida ideia do local onde tão bem guardei o meu certificado de habilitações, tive necessidade de requerer uma nova via do mesmo e, claro, aproveitei e pedi logo três originais, pois já sei que algures, por aí, terei de certeza necessidade de os usar e... Não perderei mais tempo a procurar o dito cujo.

Bom, andei nisto desde o dia 10 de Julho, altura em que enviei duas mensagens de correio electrónico para a escola em causa utilizando, para o efeito, o meu endereço pessoal. Mas, nada feito. Depois, lembrei-me do nome sonante da instituição maravilhosa, onde trabalho há mais de 14 anos, e reenviei a mesma mensagem mas utilizando o endereço profissional.

Deu resultado. Contactaram-me (quase de imediato) da secretaria da escola na passada Terça-Feira, dizendo que as cópias estariam prontas a partir do dia seguinte e que, na Quinta-Feira, poderia recolhe-las até às 20:00, pois teriam um horário de funcionamento mais alargado. E assim fiz. Fui até lá, recebi uma senha branca, insisti que não ía fazer qualquer inscrição no secundário, que a D.ª Isabel "XPTO" me tinha ligado e que não precisaria de esperar, era só necessário apresentar o pedido efectuado por mail e que seria imediatamente atendida. Mas...

Nada feito. Esperei três quartos de hora e pensei: "Quem não chora, não mama, correcto?". Insisti com a auxiliar, aleguei que era "de loucos" não terem alguém para receber pessoas que ali fossem para tratar dos famosos "Outros Assuntos" e bla bla bla. Deu resultado. A senhora foi lá dentro (claro que percebeu que eu não seria "pêra-doce" e tal e coiso...), falou com 500 outras colegas de certezinha absoluta e eis que eu ouço estas três palavrinhas mágicas: "Menina, pode entrar!".

E foi assim... Entre mais 250 burocracias, do paga, escreve recibo, dá á outra para assinar, carimba and so on and so on... Lá me vim embora e voei até ao aeroporto.

Moral da "estória":
A "ESTÓRIA" repete-se. Os serviços académicos são iguais, seja lá na Selva onde trabalho (o que lhes vale é que a D.S.I. e a "passarola Fénix" fazem quase tudo menos torradinhas) ou em todas as escolas espalhadas por esse Portugal.

E são casos como este que me fazem ter vergonha do facto de ter um cargo público, vulgo, ser funcionária pública.

Bahhhhhh! Grrrrrr!

Sem comentários: