5 de abril de 2009

A Saúde em Portugal é...

Surreal!

Quase sem querer, rimei.

O Ministério da Saúde português disponibiliza um serviço que se intitula de: Saúde 24 (http://www.saude24.pt/PresentationLayer/home_00.aspx). Para aqueles que lhe recorrem, ficam já a saber que:

- São colocadas várias questões básicas ao utente/paciente "adoentado";
- Dependendo da análise das respostas dadas, é enviado um fax detalhado (e com carácter de confidencial) para um hospital público (o da área de residência) que indica, entre outras coisas, a gravidade da situação e a necessidade do dito utente/paciente ser assistido com carácter de urgência;
- O dito paciente deve pois dirigir-se a esse hospital onde, SUPOSTAMENTE, deve ser atendido... RAPIDAMENTE;
- Depois de preparada a ficha de contacto, do pagamento de aproximadamente 10€ (:-|) o paciente terá de aguardar pela chamada para a triagem.

É é aqui, neste preciso momento, que começa saga, bem ao nosso "jeito tuga". A um paciente com dores fortes no peito há várias horas é atribuída uma senha verde que representa, nada mais nada menos, do que... 3,5h de espera! Acham normal? Não, pois não? Ou serei eu que sou louca e estou a " ver coisas"???

Entre a decisão natural do ficar ali, do voltar para casa sem saber mais nada ou de rumar para um hospital particular... Há que "tê-los", os tomates, no lugar e decidir por ir para as urgência de um hospital particular.

Bom, isto são apenas "raivices" minhas, obviamente. Valem o que valem. Contudo, e porque dentro de mim ainda existe uma esperança vã de que o Mundo pode vir a mundar... Por mais romântico que este sentimento seja... Decidi parar nesta Paragem agora, apenas para deixar escrito que a saúde em Portugal é algo de surreal mesmo.

É algo que nos revolve as entranhas, que nos enoja e nos fundamenta ainda mais o ensejo de partir...
Partir para outras Paragens, de mochila às costas, roupas de linho largas e chinelos no pé. Não há c* que aguente este País do 4.º Mundo.

SOCOOOOOOOORRRRRROOOOOOOO!

I Need Another World!


Antony and The Johnsons, Another World



1 comentário:

Paulo de C. disse...

Apesar de concordar inteiramente com a descrição que faz do nosso SNS,e de me rever na sua indignação,não posso concordar com a afirmação que faz dizendo que este Pais é do 4º Mundo.
Sabe,é que eu já estive a viver no 4ºPais mais pobre do mundo na altura e infelizmente necessitei de recorrer a um Hospital Central da Capital e posso-lhe assegurar que ai sim é surreal!
Aqui não sendo bom ainda é "apenas" irreal.