7 de setembro de 2009

Há Mar e Mar. Há ir e voltar.









As fotos são quase todas minhas...
(Raios! E entender porque razão não estão por ordem cronológica?! Vá, toca a ler o
post abaixo...)

Pois é. Fui e já voltei. Mas tinha saudades de voltar. Saudades de ouvir este meu "teclar" e de escrever "ao sabor da pena", sem qualquer rascunho nem pensamentos e ideias pré-fabricadas. Olha quem!

Trabalhou-se arduamente nas duas primeiras semanas de Agosto. Foi para esquecer. E esqueci! As semanas seguintes foram estrondosamente alucinadas. Re-descobri esta minha alma de cigana que julguei ter deixado num Passado, já perdido e esquecido. Mas não ficou lá. Não, não ficou. Está comigo, não fosse eu Filha de uma Madeirense!

E eu fui praia, mudas de roupa perdida entre a Aldeia da Venda Nova e a Costa da Caparica, cerveja e vinho, bons almoços e excelentes jantares, viagens de carro de Lisboa a Corroios, passando para os chocos fritos de Setúbal, templos em Évora, visitas loucas ao Redondo debaixo de 42 graus, um cemitério, festas e feiras, passeios em Sintra a sentir aquela humidade típica que se entranhava nos ossos à medida que se subia ao Castelo dos Mouros, cafés com travesseiros e queijadas e, claro, muitas fotos "à minha moda".

Ouviram-se fados improvisados no Barreiro, numa altura em que o vinho tinto do almoço já voava bem alto e teimava em não querer evaporar-se das nossas cabeças, entre risadas e gravações de vídeo, enquanto se disfarçava uma vontade inata para rir do ridículo. Conversou-se de tudo e de todos. Afinal, nas Famílias é sempre normal existirem histórias estranhas e bizarras por contar e, quando se tem esse/este jeito natural para sermos "contadoras de estórias e de histórias" e boas ouvintes também, o discurso "flói" como diz a Sweety.

Bom, tenho que voltar um pouco atrás (OK, não sei bem como e talvez meta "práqui" uma "bucha"...) pois o mês de Agosto é também repleto de aniversários. E perguntam vocês: «- Mas afinal quem é que fez anos em Agosto?!...». E é aqui que eu respondo: - Ora essa... A vossa "vidinha" não vos chega, é? Pronto... Quero tanto contar, bolas! Os bébés deste mês foram o "meu" M.C. a 14, a Comadre A.S. a 18, a Prima A. da Madeira a 19 e... A "minha" Sweety a 20! E pronto, acrescentem aqui e acolá mais uns quantos quilómetros de estrada!

Mas, como tudo vale a pena (já dizia o Pessoa), a minha Alma continua a ser imensaaaaa.

Não estando eu satisfeita, re-fiz malas e bagagens, re-carreguei o carro e rumei para o Norte, lá para a terrinha da Vila do Mato, onde estive uma semana e meia, para variar! Também lá pude abusar de tudo: pão, queijos, chouriços, vinho tinto, vinho tinto, vinho tinto, peixe grelhado e batatas cozidas com casca, vinho tinto, vinho tinto com vinho tinto, and so on and so on...

Eis que regresso a Lisboa na Sexta-Feira passada. Só que há um pequeno pormenor. Pois é. Eu não estava nem cansada e nem satisfeita. Rumei à Festa do Avante. E o resto... Olhem, não me apetece contar!

Por agora, digo adeus aos Senhores: - Adeus Senhores, queiram fazer o favor de serem felizes!

Notas da Direcção:

1. Um OBRIGADA DO TAMANHO DO MUNDO ao meu People da Madeira, à Sweety e ao M.C., ao meu Papai e, claro, à minha Bu'. Vocês, só vocês sabem porquê.

2. Desde o dia 1 de Agosto que fiquei... Ruiva. E gosto tanto!



1 comentário:

Anónimo disse...

E nós vamos estando por aqui... sempre á tua espera, enquanto "piscas" por aqui e por ali :D! Entre sininhos de prendas surpresa, litrosas de vinho e seca adegas(como diz o M.C.), festas entediantes que fazes o favor de aturar, etc, etc, etc...nós por cá, sentimos a tua falta! Mas também por cá, e como tu sabes, foi tudo de pernas para o ar... (não fossem afinal as nossas férias!) e o Crato não nos viu...porque apesar de lá ter estado...não saímos da toca! Mas como há mais dias que chouriços... haverão muitos dias para "celebrar" seja o que for, quando e como quisermos...
E nós por cá, ou por lá... aguardamos... e enquanto a coisa não "flói"... cá andamos... mas sempre atentos a ti... e ás coisas que hão-de vir ;-)
LAV U
Sweety