22 de março de 2009

Instantes Depois.

De alguma ausência...

Foto de Luís Guerra, Outubro de 2002 (Vendas de Gavinhos, Oliveira do Hospital)

Por motivos diversos, ausentei-me. Porém e, como escrever me faz sentir bem e ainda mais importante, regresso às actividades "bloguistas" hoje e, desta vez, apresento-vos em traços largos o que têm sido estas duas semanas alucinadas. Prometo não me alongar muito, até porque a hora avançada não me permite, depois porque o cinzeiro está quase cheio e, por fim, o meu copo de vinho tinto Marquês de Borba está praticamente vazio. Assim sendo, começo por falar de...

Amizades.
Mr. Santiago fez 29 aninhos. A prenda surpresa foi uma tarde bem passada na companhia de uma Grande Estrela. A Sô Dona Estrela, Amiga e Funcionária da Sô Dona Amália Rodrigues. Levei o Santiago a visitar a Casa Museu da Amália. Para os amantes do Fado, é algo que recomendo vivamente. Mas não posso exprimir o que senti na integra. Desde os calores logo à entrada da Casa, à emoção, à presença constante daquela Grande Senhora do Fado e do Mundo ali, naquele que era o seu Mundo, a sua Casa, a sua Vida. Havemos de lá voltar. De seguida, rumámos para a Praça das Flores e fomos "esplanar". Bebemos uns martinis, fumámos cigarros e conversamos horas a fio. O jantar aguardava-nos, lá na outra banda. Levei-o a jantar ao Barbas. As entradas estavam fenomenais e o vinho então, do melhor (aconselhado por um de vários empregados que não largam a minha mesa, sempre que lá vou... é assim desde os meus 5 anos) . Foram duas garrafas para acompanhar a Ceia. Ficámos por ali. Recebi flores do meu Pai Vasques, que fez questão de marcar convenientemente o Dia da Mulher que se avizinhava. Conversámos e rimos horrores com o Sr. Ramos, vulgo Barbas, e com o Jorge Máximo, o taxista que, se me permitem a redundância, é o Máximo. Santiago ficou-se pelo último whisky e demos mais umas quantas gargalhadas com o discurso daqueles dois personagens saídos da CATEDRAL BENFICA. Só quem priva com eles entende estas minhas palavras. E nem sempre o que se vê e ouve na TV corresponde à realidade. São ambos dois Senhores. Dois Seres Únicos! De tal forma que, se não fossem os nossos ténis, tinha-mo-los acompanhado até à discoteca Ondeando, passo a publicidade, atenção. Fumamos mais uns cigarros, sentimos a maresia e voltámos para a Aldeia...

Amizades II.
Estive com a Sara várias vezes durante estas duas últimas semanas. Gosto ainda mais dela hoje, do que já gostava ontem. E ela sabe bem porquê. Obrigada, Sara, pelas tuas palavras amigas, pelos sorrisos e pelos abraços que me dás. Obrigada por me respeitares, por me ouvires e, acima de tudo, por quereres o melhor para mim. Ouço-te com atenção e sinto a verdade nesses olhos verdes tão sinceros.

Amizades III.
A Hiper-Mega-Única Isabel tem estado quase todos os dias comigo no gabinete. Não nos conseguimos orientar com as inúmeras tarefas conjuntas que temos por concluir mas chegaremos lá. E porquê? Porque sim! Obrigada, Isabel, pelos beijinhos à despedida, pelos olhares amigos e por me ouvires também.

Amizades como a da Minha Sweety.
Palavras para quê? Continuas a dar-me a mão e o colo, como ninguém. Obrigada por me levares a "comer" Sol à sobremesa. São menos uns quilinhos e faz-nos bem a ambas. Mesmo quando te enganas nas datas das provas dos vinhos e vamos para a ViniPortugal no fim-de-semana, a pensar que teremos néctar dos deuses alentejano... Mas até nesse Sábado havia Sol e pudemos passear no Terreiro do Paço e depois até ao metro do Chiado. Esqueçamos pois a desgraça daquele jogo de futebol, em que saímos ambas da Catedral com o "cabeção empinado", com aquele resultado "mer****" com o Guimarães. Valeu-nos a tua Cataplana de Peixes e Mariscos. E sem mais comentários sobre este assunto, pois já me cresce água na boca, chegamos a Domingo passado. A Sweety e o seu Big Boy levaram a Menina aqui a ver a Selecção Nacional de Rugby jogar com os "espanholitos" no Estádio Universitário. Boa! Valeu-nos a garra daqueles moços musculados, ali a defenderem a Pátria e a Bandeira Portuguesa, como em mais nenhum desporto se vê. Valha-nos isso, porque se pensarmos no futebol da actualidade... É de fugir, correcto? Thank you Sweety, pelo fim-de-semana excelente que nos proporcionaste.

Amores versus "Desamores".
Que é como quem diz, mais pró "desamor". Bom, tem sido um "osso duro de roer". Estou a "curtir uma onda" menos boa, é verdade. Apaixonei-me de novo pela pessoa errada! Foi assim, sem rede... Again. Mas Aqui estou. Sei que estás por aí, seu "Sentimento Macaco", vulgo Amor... Sei que gostas de brincar às escondidas comigo. Mas, também sei que te vais revelar a qualquer momento e me vais mostrar que também eu serei compensada. Não ter o amor, o carinho e a atenção da Pessoa Amada é "fo****", por isso aprendi o quão importante é racionalizar. Se não é bom para nós, se não nos faz bem... Adeus. Já não é Amor. Dói, ah pois dói! Então, se dói assim, não quero. Volto para dentro de mim! Quero encontrar de novo a minha Chama Imensa, primeiro para me aquecer e depois... Depois, quero AMAR DE NOVO ASSIM! Com garra e fervor! Sou EU! Existo! Quero tudo a que tenho direito e ainda mais... Quero mais um par de botas, também. AllStar ou umas outras de cor berrante, como aquelas minhas botas amarelas deliciosas!

Descobertas ou Re-Descobertas?
Re-Descobri um Ser Especial que, para além da sua formação na área de Informática, escreve uns livros sobre a Morte e a Vida. Eu e a Isabel fomos assistir às Conversas da ... (não digo de onde senão a Sweety enerva-se e vá-se lá saber o que esta Mulher é capaz de fazer!), desta vez sobre a 2.ª Edição de um livro que recomendo como leitura "obrigatória", "O Desafio da Morte", que nos fala, acima de tudo, de Vida. Como podemos aprender a estar nesta Vida, sabendo que dela também faz parte a Morte. Sem qualquer pretensão de ser doutrinal, trata-se de um livro intimista, de fácil leitura e que tem uma capa fabulosa. É azul... E não escrevo mais nada. Leiam. Vão apreciar. Obrigada ao "Tal Ser Especial" pelo Momento. Pela Partilha. Por Ser Como É... Assim, Tão Genuíno.

Dia do Pai.
Mais uma daquelas datas comerciais... Para mim, claro. Mas cumpri bem o meu papel e fiz do dia do meu Pai um dia melhor. Ofereci-lhe palavras. Palavras minhas, honestas e profundas. Ele apreciou-as tanto quanto o livro "Sinfonia para os Cinco Violinos". Este "livrito" versa sobre aqueles que foram uns grandes senhores no mundo do futebol "esverdeado" mas, principalmente, do futebol português. Sou do Glorioso Benfica, como sabem, mas admiro o futebol em geral, como desporto entusiasmante que é, que move pessoas, paixões, ergue bandeiras e que nos faz sofrer! Por isso mesmo, fiquei satisfeita por perceber que o meu Pai adorou a lembrança singela que lhe ofereci nesta ocasião, não por frete atenção, mas por saber que ele gosta de mimos. Tal como a Filha dele. E quem não gosta?

Morte. Momentos.
Esta semana partiu Daqui o Avô Beto. O Avô de um dos meus Afilhados. Têm sido dias duros para mim. Estou mais frágil. Mais sensível. Meio perdida em pensamentos. Tenho sentido tudo, chorado muito mas também ri. A mim coube-me a tarefa de ir buscar o Di à escola na Sexta-Feira à tarde. Abraçou-me, pediu-me para carregar a sua mochila. Perguntou-me se tinha ido ao funeral do Avô. Descemos a rua a comer cada um o seu corneto, demos uns pontapés numa bola qualquer. Não houve perguntas. Houve sim, troca de palavras simples, apenas porque aquele Miúdo é tão... Meu. Falei-lhe de como sinto a minha Mãe Judite presente, mesmo não podendo vê-la, senti-la, tocá-la e não podendo sequer cheirar-lhe o pescoço. Ele ouviu-me com atenção. Sabe que eu sou assim... Diferente. Diferente da maior parte das pessoas que cruzaram o Caminho dele. E adora-me porque eu sinto-o cá dentro. Os meus Sábados sem o Di já não são os mesmos... Sem aquele frenesim de acordar cedo para o receber, para estar com ele, para irmos ler o Expresso no café, sem os nossos almoços, sem os nossos passeios antes de o ir levar aos Escuteiros... Este Miúdo eleva-me. Faz-me sentir tão amada, tão querida. Este Miúdo faz-me sentir Viva.

Promessa.
Prometo não me ausentar tanto tempo. Faz-me tanta falta escrever... Estou bem melhor agora, depois de sentir que fiz o que devia fazer, no momento certo. E garanto-vos que esta sensação boa se deve apenas à escrita e não... Ao Marquês de Borba.

Fiquem bem. Boa semana. Estaremos juntos... Soon.

Yes, "Soon" (http://www.youtube.com/watch?v=WybjHMUTFhM)

4 comentários:

disse...

Adorei , adorei , adorei . Simples , diz tudo . Sente - se muito bem , correm as palavrinhas pelo sangue . Pulsa o corac,ão . Sabes tão bem como transmitir vidas em forma de texto :'$$

Orgulho - me de Ti .

disse...

És uma razão para sorrir , duas razões para viver . Um palpitar constante do ladinho esqerdo do peito e um brilho nostálgico nos olhos . Sabes como manter a energia viva , és e serás sempre a estrela que brilha mais no céu . Nunca será a distância que me irá fazer alguma vez esqecer de ti , o amor e amizade estão cá sempre . Nem duvides :'D






Tu sabes que um obrigada não chega . E sabes que gosto mais de traduzir as palavrinhas em gestos . Conheces-me . Melhor que ninguém :'$ »»





Sinhe , é Amor




@ Daqi (L

Paula Vitória Santos disse...

E tu és e serás a Minha Princesinha de Todo o Sempre... Sim, sim, sim!
O que nos faz pulsar o Coração e as palavrinhas que nos correm pelo sangue é algo que nos une a ambas :)
Vês... Eu bem digo que tu és tal e qual como eu era... Há uns aninhos atrás. Tu podes tudo! Força, coragem e garra! Os Ribeiro Santos são assim, nunca duvides.
Miss U... <3

Anónimo disse...

Ainda não entendeste que o sol brilha para nós?!?!?!?
E que o Vinho Tinto, foi descoberto para usufruir-mos de fds como aquele, ou de noites de pés descalços no sofá laranja Chez Nous?!?!?
é assim... eu antes de vir... anunciei-me... e o Universo tratou do resto ;)
[]
Sweety