2 de março de 2009

Como Sempre. Como Dantes.


Venda Nova, 20 de Maio de 2008
Eras um Menino quando te conheci. Hoje és um Homem Maravilhoso. Admiro-te. Venero-te. Entendes-me. Sentes-me à Distância. Distância, qual distância? Paredes, prédios, ruas, sol, chuva ou vento, as pessoas, as outras pessoas... O que é que nos derruba? Nada. Nem a morte. Nem aqueles que já partiram. Esses sim, riem-se de nós. Brincam connosco. Mandam vir as Chuvas. Iluminam as nossas Vidas. Fazem-nos sorrir ainda mais. Unem-nos. Aconchegam-nos a Alma. Aquecem as nossas longas conversas. Estão Aqui, estando Lá Longe. No Bem Bom. Vinho, cigarros, risos, sorrisos, gargalhadas, palavras engraçadas, conversas soltas que fluem naturalmente. Esses, aqueles que sempre nos mostraram que vale a pena estar vivo, aqui e agora no Presente.

Hoje é o Teu Dia. Mais um apenas. E vês como as tais 24 horas já estão a terminar? Daqui a um ano estaremos em New York. Provavelmente já passámos a tarde toda na 5th Avenue, a fazer compras e andar pela rua cheios de sacos. A esta hora, recordaremos sorrindo o dia de hoje e já se terá passado um ano. Mas... Estaremos juntos. Como Sempre. Como Dantes. O que nos move? Os Abraços Apertados. As Coisas Boas Da Vida que estão aí para Nós. Que bom é saber vivê-las e partilhá-lhas. Que bom é saber que nos temos. Perto ou Longe. Não há distâncias nem pontes entre Nós. Há Amor. Há Amizade. Há Ternura. Tu na Casa dos Vinte e eu na Casa dos Trinta. E Somos Nós, tão Enormes. E tantas vezes Pequeninos... Como quando a noite cai e traz com ela aquele "bicho papão"...

Sim, eras um Menino quando Te conheci. Recordo-me perfeitamente de uma conversa perdida na tua sala, onde me mostrastes a lareira onde, tantas vezes te aquecias. Lareira essa onde depois me aqueci também, tantas e tantas outras noites, depois de jantarmos com a Tua Família que, no fundo, também é um pouco minha.

Pintaste-nos os azulejos que ainda hoje têm o nome Paula escrito. Esses azulejos estão na Casa do Norte, na Vila do Mato. Estamos por viver mais esse Momento. Quero-te lá comigo! Apreciaremos o final das tardes, quando a brisa mais fresca se aproxima. Estaremos deitados nos baloiços, num balanço suave. Tal como a nossa Amizade. Tal como a nossa Força. Suaves mas Agarrados à Terra, como Ancoras. Saborearemos aquele vinho especial, nuns copos grandes de pé alto. Acordaremos tarde pois as noites terão sido longas. Quem sabe já passadas junto da lareira da cozinha ou na da sala. Teremos ido ao meu sótão de onde avistámos todas aquelas Estrelas Cintilantes e Coloridas. Descemos para mais uns tragos no cigarro enquanto bebemos. Vinho, claro. Teremos jantado. Sabes como adoro preparar jantares e mesas com retoques especiais. E lá continuámos com vinho. Bem ao nosso jeito.

Nunca seremos Seres Perfeitos mas temo-nos para o bem e para o mal. Como Sempre. Como Dantes. Gosto de Ti, assim. Quem me dera já me ter apaixonado por ti. Teria "arranjado" o Mundo para Ti. Saltaria entre montes e vales para te alcançar. Correria na praia atrás de ti. Tu ficavas a construir Castelos na Areia enquanto eu procuraria Coisas e apanharia Conchas para que depois pudesses fazer, quem sabe, aqueles Espanta Espíritos que só tu sabes. Mimar-te-ia ainda mais, tal como mereces. Dava-te a mão, acendia-te um cigarro e afagava-te o cabelo e a nuca. Servias-me a comida, o copo de vinho e no fim... No fim cortavas o meu gelado de maracujá às fatias, enquanto "gargalhávamos" imenso à conta do "Obrigada, Obrigada" da Sô Dona Amália. A Nossa Amália, só Nossa.

Estamos Juntos, de qualquer maneira. À nossa maneira. Seremos sempre assim, os Iluminados aqui da Aldeia. Diferentes. Ousados. Rebeldes. Meninos Simples, por vezes. Bem ao Nosso Jeito Estúpido de Ser, enquanto partilhamos esta Estranha Forma de Vida. Homem e Mulher. Dois Corações. Uma Amizade.

Sabes Tiago, Há Amores Assim. Talvez por isso, e ainda hoje, te olhe assim... Em Estado de Pura Contemplação. Sente-se em Nós. Olha bem para a Nossa Foto!...

Até já. Até Sábado. Quero-te só para mim. Está prometido! Vamos dar Aquele Abraço...
Muitos Anos de Vida. Nesta e naquelas que se avizinham. Voltaremos juntos e, tal como Agora, Eu Sei Que Esperas Por Mim.

"Eu sei que esperas por mim
Como sempre, como dantes
Nos braços da madrugada...
Eu sei que em nós não há fim,
Somos eternos amantes,
Que não amaram mais nada.
[...]
Mas Deus quer mais sofrimento,
Quer mais rugas no meu rosto
E o meu corpo mais quebrado...
Mais requintado tormento,
Mais velhice, mais desgosto,
E mais um fado no fado."

Camané, "Mais Um Fado No Fado"
(http://www.youtube.com/watch?v=2kQVZX7FBiM&feature=related)

2 comentários:

Miguel Ferreira disse...

Amar assim é delicioso... É pureza... É dedicação... É admiração e Carinho eterno!

Parabéns por teres encontrado tal sentimento... Vive-o, Alimenta-o, Ama, Desilude-te e volta a Amar...

É tão bom viver...

Obrigado pela visita

Paula Vitória Santos disse...

Que bom que é saber que me visitaste! Muito obrigada mesmo. Parabéns a ti também! Peço-te que não deixes de escrever. Aprecio bastante a forma como o fazes.
Para mim, escrever é também uma forma de amar. Entrego-me, umas vezes sou eu e outras tantas sou como uma pessoa qualquer. Vivo, sinto... Existo!
Por amar intensamente cada pessoa que está na minha Vida é que a Amizade pelo T. é tão intensa. É Amor sim, numa das suas formas mais genuínas... E é ainda mais Livre. É pura admiração, a tal contemplação... Somos Amigos de e para Todo o Sempre. Quem me dera já me ter apaixonado por ele ;-)
Deixo-te com um Abraço enorme.