1 de março de 2009

Há Gente Que Fica Na História Da Gente...

Foto de Hugo Cruz. Carnide, 24 de Fevereiro de 2009

Eles são poucos mas bons. Ainda assim, não deve ter sido fácil. Eu não desconfiei de nada até ter entrado no restaurante e ter avistado o Zé. «-Mas que diabo fará o Zé em Lisboa, numa terça-feira de Carnaval?» pensei eu, até porque nem vi logo a Fátima! Avancei a medo, apavoradíssima. A Célia começa a segredar-me "trinta por uma linha" ao ouvido mas eu... Eu já não ouvi nada. Olhei-vos a todos, perplexa. Apeteceu-me fugir, tal como pensou a Isabel. Mas não o fiz.

Abracei-te Célia. Tens esse colo fabuloso onde me encaixo tão bem, sem nunca ter que falar nada. Não é preciso, pois não? Lá me vais lendo a alma, sentindo as dores do meu peito e claro... Conheces bem os meus "sopros" e "assopros". Uma questão de expressividade, nada mais. De seguida, abracei a Fátima e senti-me conectada de novo, ligada à Terra, aquele Porto Seguro... É certo que, se não vos tenho abraçado às duas naquele momento, teria fugido.

O motivo que vos levou até ali eu não preciso conhecer. Li as vossas palavras naquela noite e, mesmo quando as leio agora, ainda me emociono. Cada um de vocês ocupa um lugar especial no meu Coração. Gosto de saber que vos sinto e aprecio individualmente, não por aquilo que me possam dar mas sim, por aquilo que vocês são na vossa Essência. E espero estar sempre à altura de merecer a vossa atenção, carinho e, acima de tudo, a vossa Amizade.

A sensação de que não me consigo fazer entender acompanha-me desde sempre, vá-se lá saber porquê. Falo sempre muito, foco-me pouco mas quero acreditar que, de alguma forma, eu não entrei nas vossas Vidas por acaso. Não tenho assim tantas certezas, a sério... Sou um Ser Humano num processo de auto-conhecimento constante, lidando todos os dias com a vontade de mudar sempre para melhor, para evoluir como Individuo.

Não escondo que faço uma clara distinção entre o que são os meus Colegas e os meus Amigos. Os meus Amigos são poucos. Mas sou, de facto, bafejada pela sorte. Talvez por isso mesmo é que a Célia conseguiu juntar facilmente Colegas que já são Amigos! E fruto das tecnologias localizou a Fátima e o Zé, salientando também que se aliou ao meu Pai com a finalidade de "sacar" uns outros tantos contactos. A Sofia, o Diogo, o Rui, o Tiago, a Gabriela, o Rafael, a Sara e o Ricardo não puderam aparecer. Ainda assim, fiquei feliz na mesma. Sei que a Célia não duvida que tudo valeu a pena.

Estava cheia de saudades do João Paulo. Caramba... Fazes-me falta João Paulo, sabias? Nada é como era e tu sabes... Tu sentes saudades nossas também. Admiro-te tanto pelo Homem, pelo Profissional e pela Pessoa Maravilhosa que és. Mantém-te por perto, por favor. Preciso de ti na minha Vida. E todas as palavras parecem-me poucas para descrever o que sinto por ti.

Claro que ainda hoje, sinto saudades do cheiro do cabelo e da roupa do Bruno, lá naquela sala... O Bruno Marçal, esse grande Macaco, com cara de Anjolas. Teremos sempre visões diferentes sobre algumas temáticas, é certo, mas ele será sempre aquele que domina as informáticas, assim como o seu Super Gato Marty, e eu serei sempre aquela que sabe mandar faxes, diz "FêTêPê" em vez de "EfeTêPê" (vulgo, FTP) e que gosta de "Raikus". Bom, ninguém está a entender nada disto a não sermos nós e a Isabel, claro!

A Isabel, a minha Macaca Isabel... Sinto-me sempre em Paz contigo, sabias? Tens uns olhos grandes, capazes de alcançar este Mundo e o Outro! Somos miopes, é certo, mas não perdemos de vista a nossa capacidade para sonhar e para amar todos aqueles que nos são queridos. Carregas contigo a sabedoria de uma Hiper Mãe, com poderes especiais para amar mesmo aquelas que não são do teu sangue. Tal como me amas a mim. Obrigada por tudo, Isabel... Obrigada por continuares a ser sempre igual a ti mesma. Quero-te para sempre na minha Vida.

Do meio do nada, surgiu no ISCTE uma personagem curiosa, com 1,5m e toda furada. Já lá vai um ano e não consigo entender como é que tu, Cláudia, tens aguentado aquela gente louca da DSI! Vocês sabem que eu considero a Claúdia uma das Miúdas mais Giras e Sexys do ISCTE, a seguir a mim, claro, à Célia e à Sara?! Miúda, não me canso de dizer o quanto te admiro e o quanto venero a tua inteligência. Tens uma Aura Lilás que te confere um potencial enorme. Oxalá consigas sempre explorá-lo da melhor forma, a fim de alcançares tudo quanto desejas. De qualquer forma, o Universo está atento e conseguirá guiar-te sempre no teu Caminho. Deixa-te levar, sem medos. O Caminho faz-se... Caminhando. Obrigada por todas as janelas e portas que me tens aberto. Obrigada por todas as gargalhadas, pelas tuas sardas e rugas e por todas as estrelas que consigo alcançar, ali sentada no degrau do teu quintal.

Tenho um profundo respeito, e uma admiração ainda maior, pelo Artista de Serviço. Tu, Hugo. Sabes que "fui com a tua cara" desde o primeiro instante? Acompanhei de longe os problemas de saúde que tiveste no passado, que para mim só passaram de pequenas provações, talvez para que pudesses tirar lições da vida. Mais lições. Depois, à medida que me foste falando da Carla, a tua Carlinha, senti logo que vos conheço não só Daqui mas, quem sabe, de algum outro Instante. Admiro-vos como Casal, na vossa Sintonia Perfeita de Dois Seres Humanos que se gostam, admiram, cuidam e respeitam. Até por isso, por me teres permitido conhecer a Carlinha, te quero agradecer. Obrigada por me aceitares e respeitares como sou. Obrigada por me ouvires sempre, mesmo quando "vês" aquela névoa na minha face. Obrigada por aturares as minhas manias das fotos. Tenho uma empatia contigo muito particular que me faz deixar assim, à vontade. E, claro... A tua Máquina consegue capturar o melhor de mim, sempre!

Agora confesso que, para vos falar do meu Amor pela Fátima, necessitaria de editar vários post. Estamos nesta Vida com uma Missão conjunta. A Missão de Ajudarmos os Outros. Sabiam que, a seguir à Minha Mãe Judite, só voltei a sentir-me amada incondicionalmente pela Fátima? Olhem, sei lá... É isto que me vai na Alma. E sei que, mesmo estando fisicamente longe, tu estás sempre comigo. Sabes que, sempre que me olho ao espelho, consigo ver-te através do "nosso" sinal na cara? É verdade, Linda! Até temos sinais iguais, quem explica isto? Quem explica esta empatia subdita que se manifestou há quase três anos atrás? Ninguém vai acreditar que nos conhecemos apenas em 2006. Ainda hoje me pergunto como é possível sentir-me tão em casa, estando na tua casa... Por mim, já me tinha mudado para a Benedita ontem. Mal sei viver sem ti aqui em Lisboa. Fazes-me tanta falta! Quem aguenta estar sem ouvir as gargalhadas do Zé Vitorino? E quem é que, para além do Zé, partilha laranjas e cervejas comigo? Vocês, só vocês me fazem sair "a abrir" de Lisboa, rumando até à Benedita como se não houvesse amanhã! Sinto-vos "meus", sem qualquer sentimento de posse. E não duvidem... Se tivesse nascido do vosso amor, seria igualmente feliz. Também por vocês me escasseiam as palavras. Estarei aí em breve, esperem por mim... Como sempre, como dantes.

Tu, Menino Carlinhos... Muito obrigada por tomares conta da Célia. Não te peço mais nada, apenas isso. Toma conta dela por mim, sempre que eu não possa estar por perto. Durante o dia no ISCTE, cuido eu, não te preocupes. Esta coisa de podermos fazer turnos para tomar conta da Célia é bom! Ela fica sempre bem entregue, seja nas tuas ou nas minhas mãos. Gosto de ti, não só porque és o Companheiro de Vida do "Nosso Doce" mas, acima de tudo, porque te admiro imenso. Conheço a tua energia boa. Gosto da tua forma de estar na vida, assim tranquilamente. Quero ser assim quando for grande como tu, pode ser?

E quem é que não conhece as tipicas familias italianas? Posso apresentar-vos a minha própria versão da familia italiana. Sim, sim. Tenho uma Tia Italiana que até tem o mesmo nome do que eu, Paula Santos, mais recentemente pertencendo ao Clã Baleiro, por parte do meu Tio Alentejano/Italiano. Os meus Tios italianos são igualmente roliços e bem dispostos como eu. Pontualidade? Nããã... Isso fica para os ingleses com a mania das grandezas. Nós gostamos mesmo é de comer bem, sejam salgados, sejam doces. Marcha tudo. Conheço a Paula há precisamente 500 anos sim, quinhentos anos. Trabalhámos juntas e, quando me dei conta, estava fechada no gabinete a fazer brindes para o casamento da Paula e do Angelo. Acham estranho? Mas não, não é. Obriguei a Paula a oferecer uns saquinhos que eu inventei no momento, com pout-pouri embrulhado em tule que mandámos o Angelo comprar. A Paula é daquelas pessoas super divertidas que, mesmo quando o Mundo lhe desaba em cima, ela consegue ter a capacidade para rir e fazer rir. E não precisamos de falar todos os dias. Estamos aqui, uma para a outra. Foi sempre assim. Será sempre assim... Nós sabemos que sim.

Hi Sweety! Sua Maluca. Quem te manda a ti fazeres-me jantares surpresa? Mas quem é que te encomendou o serviço? Não me digas que já não chegam os manjares dos deuses que me proporcionas sempre que vou lá a vossa casa? Quem diria que invadias assim o meu Coração, tal e qual Napoleão por esse Mundo fora? Quando te conheci, tu já me conhecias. Curioso, não? O tempo, aquele que os relógios suiços marcam, não tem qualquer importância quando temos Amigos como tu. Não há espaço-tempo que importem quando sentimos esta comunhão de ser e de estar apenas porque... Olha, porque sim! Que faço contigo Célia? Palmadinhas no rabiosque não! Por isso, resta-me apenas ser eu e estar em ti, em nós... Na nossa Vida comum. Promete-me uma coisa: Vamos VIVER sempre assim? De sorriso aberto, óculos de Sol mesmo que chova, caminhando suavemente tipo duas "Pretty Women", apreciando todos os Momentos, minuto a minuto, como se não houvesse amanhã? Ajuda-me a melhorar como Pessoa. Abraça-me sempre, por favor. Ralha comigo por vir ao 2 e ao 3, cada vez com maior regularidade. Dá-me a tua Mão. Enrosca o teu Braço no meu e... Não me deixes Caminhar sozinha. Sem ti, já não seria capaz.

Ficava aqui... A contar-vos mais histórias. Podiam até adormecer no meu colo. Teríamos tempo, com certeza. Temos sempre tempo para cuidar dos Amigos. A frase não é minha mas faço questão de a deixar aqui escrita. Afinal, este post é destinado...

"Aos que insistem em passar pela vida sem marcar... E aos que marcam deixando saudade!"

"As coisas vulgares que há na vida não deixam saudade
Só as lembranças que doem ou fazem sorrir;
Há gente que fica na história da história da gente
E outras de quem nem o nome lembramos ouvir;

São emoções que dão vida à saudade que trago (...)

Há dias que marcam a alma e a vida da gente (...)

A chuva molhava-me o rosto gelado e cansado
As ruas que a cidade tinha já eu percorrera
Ai... Meu choro de moça perdida gritava à cidade
Que o fogo do amor sob a chuva há instantes morrera;

A chuva ouviu e calou meu segredo à cidade
E eis que ela bate no vidro trazendo a saudade..."


Mariza, "Chuva"
(http://www.youtube.com/watch?v=R1RTZLT6wAU&feature=related)


3 comentários:

Anónimo disse...

PLIM do meu coração... só ver como brilhas quando escreves, já me faz feliz... farei TUDO, ou NADA, para te ver tremer de felicidade...SEMPRE! e andarei sempre por aqui... por aí...á tua espera, seja para jantar, para passear, para tomar café no PAPA...fazes-me bem :) GOSTO DE TI! e isso...isso será sempre o nosso tesouro... o AMOR que nos une! :) Assim...SEMPRE!

Paula Vitória Santos disse...

Hi Sweety! Here I am again :)
I really love you, today much more than yesterday... You know, you feel it... I know it because we know it and that's enough, OK?
E segue em inglês porque em francês demoraria uma eternidade, tal como o tempo no Crato. Não passa... É lento, demorado... Ohhh... Que saudades dos Meus Pintos, a Maria e o Manuel do Crato. Quando voltamos lá juntos? Quero tantoooo!
Love from *PLIM*

HOW DO YOU WRITE disse...

Para variar estou atrasado na resposta mas ando sempre commil coisa para fazer em mãos e só hoje passei por aqui para ler, Desculpas!
Foi uma noite inesquecivel por váiros motivos.
Primeiro, o sentido humano de amizade, companheirismo e cumplicidade que existiu,a força da mobilização a partir da Célia e de todos os que responderam incondicionalmente.
Segundo, a atmosfera e sintonia durante toda a noite.
Terceiro e muito particularmente, o facto de ter conhecido pessoas muito próximas de ti, Paula, que são todas elas encantadoras e ter percebido que te amam muito.
Podia ficar a enumerar mas o resto já sabes e continuarás sabê-lo.
Agora quero agradecer as palavras que dedicaste À Carlinha e a mim.
É bom saber que posso contar contigo como amiga de verdade, Obrigado.


P.S. Quarto, o facto de ser ter combinado uma sardinhada assim do nada. Temos que começar a fazer os preparativos.
Beijos