22 de janeiro de 2009

O Extraordinário é Demais. Parte II.


E... Porque esta coisa das informáticas nem sempre é para "Meninas e Meninos"... Um dos meus últimos textos perdeu-se no Caos, vá-se lá saber como e porquê. Mas porque eu sei o quanto aquele textozinho é really, really important... Cá vai de novo, com algumas adaptações, fruto do Espaço-Tempo passado e também... Fruto daquilo que me "dá na real gana"! Afinal, quem manda aqui sou Eu, correcto?...


«Imitemos os deuses e comportemo-nos com todos os homens como com irmãos. Assim como os deuses se comportam em relação a nós, também nós devemos nos comportar nas relações com nossos semelhantes. Isto significa não só que não devemos fazer o mal, mas também que devemos fazer o bem, até àqueles que nos fazem mal. Descendemos todos da mesma origem, somos membros de um imenso organismo, somos irmãos, e, pelo bem, nosso e do todo de que somos parte, nossas acções devem ser marcadas pelo amor recíproco.

[...]

Tudo aquilo que vês, que encerra o divino e o humano, é um uno: somos os membros de um imenso organismo. A natureza nos criou irmãos,
gerando-nos dos mesmos elementos e para os mesmos fins; infundiu-nos um amor recíproco e nos tornou sociáveis. Estabeleceu a equidade e a justiça: para seu decreto é mais triste fazer o mal que sofrê-lo; por seu comando as mãos devem sempre estar prontas para ajudar. Tenhamos sempre este verso no coração e nos lábios: “Sou um homem, e não julgo estranho a mim nada daquilo que é humano”. Coloquemos tudo em comum: nascemos para [uma vida em comum]. Nossa sociedade é muito semelhante a uma abóbada de pedras: ela cairia, caso as pedras não se sustentassem reciprocamente, e é justamente isto que a mantém.»


Séneca, Cartas a Lucílio.



Para a Minha Isabel...


Porque te abraço cada dia, porque te quero bem para todo o Sempre... Porque somos Meninas Crescidas e Iluminadas pela Mãe Natureza, e pelas nossas ricas Mães também... Porque, porque, porque e... Porque sim.


Pois é... Naquela tarde, quando já sabia que te ía reservar um espaço mais especial Aqui, pensei escrever-te algo sobre o Daniel Sampaio e/ou sobre o Freud, dado o nosso interesse nestas matérias como a Psicologia e tantas outras coisas curiosas que povoam as nossas cabeças. Mas depois, lembrei-me do Séneca, outro grande doido, e apeteceu-me apresentar um pequeno excerto de um dos textos dele. As escolhas são sempre subjectivas, bem sabemos. No entanto, porque os Amigos são efectivamente a Família que escolhemos para nos acompanharem nesta Vida, acredito que ao partilhar este texto tu sabias exactamente até onde seguia o meu pensamento.


Melhor fiz! Recordei o nosso João Paulo Pirocas no seu fabuloso desempenho, de rabinho a dar a dar, enquanto cantava à porta do elevador daquele 7.º piso que tão bem conhecemos. E escrevi... Necessário, somente o Necessário. O Extraordinário é Demais! Recordas-te? Ainda hoje o cantamos mas falta-nos um "apêndice"... O nosso tão querido Amigo João Paulo. Que está sempre connosco, seja à hora do café (uma colocava o açúcar e a outra mexia-lhe o café!) seja no nosso pensamento. Está entranhado em Nós! Quem manda somos Nós! Recordei também o Bruno Marcolino, aquele com quem rimos horrores só de ele falar nos meus Raikus do Universo! Aquele Macaco com Cara de Anjolas que te colocava um big pig no ambiente de trabalho e adormecia nas formações! Aquele que ainda hoje se refere aos "rabiosques" das moças como sendo... Queijos. Queijinhos da Serra!


São tantos os Momentos já vividos juntas. São tantas as recordações e as lamentações que só Nós Duas é Que Sabemos. E o nosso business de "Dondocas" que nunca mais sai?!... E pensar que ainda hoje falámos em mudar de ramo... Da decoração para o catering, ah pois é!


No dia 10 de Janeiro comemoraste mais uma Primavera. Abracei-te virtualmente nessa madrugada e depois editei um texto para ti no dia seguinte. Este que agora sai meio que adaptado mas do qual quero preservar a essência... Para que fique aqui escrito o quanto te quero bem, seja em todos os teus aniversários, seja por todos os dias das nossas vidas.


... Jamais esquecerei os teus abraços e cuidados de Mãe, o teu colo fofinho que me chama em cada abrir de braços teu... O teu "adeus minha Macaquinha" sempre que me apareces no gabinete de mala ao ombro para dizer até amanhã... Porque estás de pedra e cal na minha vida. Porque nada acontece por acaso e não foi à toa que as nossas vidas se cruzaram. A nossa Amizade não tem idade. Sinto-me uma Menina protegida por ti, tu que consegues mandar embora todos os meus "papões" da noite e os meus medos do dia. E, ao mesmo tempo, fazes-me sentir tão especial por me confessares que já aprendeste tantas coisas comigo. Essa coragem de assumir e verbalizar as coisas torna-te ainda mais Mulher, mais Pessoa... Um Ser Humano único.


Por tudo isto e mais umas tantas outras coisas, deixo-te aqui um Grande Veijo daqueles à R.I. e um Abraço à moda do Pirocas, daqueles que quase nos parte os poucos ossitos que temos! Abraço-te ainda mais forte hoje, não porque me esqueça de o fazer nos outros dias, mas porque tudo vale a pena para te ver ainda mais Feliz. E não... Não esqueci o cheiro do pescoço da tua Filha Mais Nova e nem os atacadores das botas da tua Filha Mais Velha, nem a Planta Especial do Quarto, nem as nossas "Tchitchucas" que fazem tudo ao contrário do que lhes pedimos, ainda recebem por transferência bancária e mais... Deixam-nos recados escritos para não nos esquecermos de comprar qualquer coisa que falta para limpar nem sei bem o quê (e nem quero saber desde que as WC continuem brilhantes e que a tua mesa de apoio esteja limpa, ainda que com algumas revistas por cima)!


Psiuuu... Estou sempre aqui... Por perto. Vim para ficar na Tua Vida e tu, minha Amiga, nem sonhes que alguma vez te vês livre de mim! Estou aqui e daqui não saio, estás a ler bem?


Por hoje, quem manda aqui sou eu, a Macaca Mais Pequena...

1 comentário:

Anónimo disse...

Bastava ouvir,escutar o que Séneca nos diz,e claro pôr em prática!Seria tudo tão mais fácil.
O que retenho para pensar é o facto de ainda hoje,infelizmente,os sábios conselhos de Séneca serem pertinentes e actuais,sinal que ao longo dos tempos não os temos escutado.A minha esperança é alimentada por pessoas como a Paula.
Bem haja!ced